terça-feira, setembro 27

O amor perdoa muitíssimos pecados

Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados.(1 Pedro 4:8) . Durante muito tempo refleti sobre esse versículo. Minha primeira interpretação foi " Se nós amarmos nosso próximo, nossos pecados serão perdoados". Mas será que é só isso que o versículo quer dizer?
Algum tempo depois, relendo 1 Pedro, descobri que um capítulo antes havia um trecho que explicava uma outra forma de ler 1 Pedro 4:8 , ele era "Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês.
Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias." (1 Pedro 3:15,16) . Depois de refletir um pouco, cheguei à seguinte conclusão : O amor não perdoa SOMENTE os pecados de quem ama, mas também de quem é amado.
Vou explicar com mais clareza , usando um exemplo bastante cotidiano para um cristão : o evangelismo.
Imagine que você é alguem que não conhece à Deus, e outra pessoa vem te falar do amor de Cristo. Lê versículos para você, inclusive "Toda a lei se resume num só mandamento: "Ame o seu próximo como a si mesmo"." ( Gálatas 5:14). Você, que está interessado em saber mais de Deus, faz perguntas, questionamentos. Então, essa pessoa começa a te tratar mal , com impaciencia. O que você pensaria dela? Pois saibam que isso é bem mais comum do que nós imaginamos. Muitos cristãos , ao entrarem numa discussão religiosa, são grossos, e tratam aos outros mal, e isso não é nenhum bom testemunho. 
Quando , porém , um cristão age de acordo com aquilo que prega, ou seja, o amor, conquista várias pessoas, e aos poucos ganha vidas para Cristo.  Até mesmo aquelas pessoas a quem ele nem mesmo evangelizou, se perguntam "O que há de tão diferente nessa pessoa?" . Nossa resposta? "Deus"
"Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,
mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei." ( Gálatas 5: 22,23)

Tenham uma ótima semana, cheia da presença de Deus.



terça-feira, setembro 20

Dificuldades em ser cristão

Aqueles que realmente levam a palavra de Deus vão saber do que estou falando! Quantos de nós, cristãos, já sofremos exclusão , preconceito, ganhamos apelidos, repreensão? Eu arriscaria dizer que todos, ao menos uma vez.
Ganhamos apelidos que nos relacionam com a religião ou igreja. Ou então ouvimos as pessoas dizerem “Ué, mas você vai no aniversário do fulano? Lá vai ter bebida... não era você o crente?”.
Por isso, devemos sempre ter em mente que temos a obrigação de levar um bom testemunho pra essas pessoas, não somente por palavras, mas principalmente por nossos próprios atos.
A história de Noé é ótima pra exemplificar as dificuldades. Para quem não conhece, um resuminho antes : Deus viu que a humanidade estava cometendo atos maus, sempre errando, então decidiu que faria com que todos os animais e homens sumissem da Terra. Para isso, faria acontecer um dilúvio, que duraria 40 dias e 40 noites, que cobriria até mesmo as maiores montanhas. Porém havia um homem bom, que agradava à Deus, chamado Noé. Então Deus falou com Noé, e explicou todo o seu plano do dilúvio , e disse que ele deveria construir uma arca, em que levaria sua esposa , filhos e noras, e um casal de cada animal impuro e sete casais de animais puros ( animais puros são aqueles que podem ser oferecidos em sacrifício ou comidos). Noé obedeceu, e após o dilúvio, seus descendentes repovoaram a Terra.

As dificuldades estão escondidas no texto acima, mas Noé provavelmente foi tido como louco por seus amigos, vizinhos... Esse contexto é muito bem representado no filme “ A volta do todo poderoso”.
Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará. (dito por Jesus – Mateus 16:25) . Não devemos ter medo de carregar a palavra de Deus, mas aqueles que carregam devem ter cuidado para não manchar o nome Dele com comentários como “Ela se diz crente mas fica com todos os meninos”. Nós, cristãos , sabemos que não devemos julgar, mas julgamentos para nós não vão faltar.

Fiquem com Deus.